Saiba identificar os sintomas do câncer de próstata

Ao dar sinais, a doença já se encontra em estágios mais avançados. Entenda melhor o câncer de próstata neste post!

O que é o câncer de próstata?

É um tumor decorrente da multiplicação anormal das células da próstata, glândula masculina localizada abaixo da bexiga responsável pela produção do líquido seminal.

Uma vez que a doença não manifesta sintomas quando no estágio inicial, o acompanhamento de rotina com o urologista a partir dos 50 anos é fundamental para o diagnóstico precoce. A detecção tardia dificulta o tratamento e reduz as possibilidades de cura do paciente.

Todavia, as estatísticas demonstram que a cada 35 homens acometidos pelo câncer de próstata, somente um é levado ao óbito.

Os sintomas do tumor em estágio avançado são:

▪Sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada mesmo após a ida ao banheiro;

▪ Presença de sangue na urina;

▪ Dificuldade em iniciar a micção e em interrompê-la;

▪ Dor ao urinar;

▪ Dor durante a ejaculação;

▪ Complicações para manter a ereção;

▪ Dor nos testículos.

Em casos mais graves, o câncer de próstata provoca dor óssea na região das costas e até mesmo nos joelhos.

Fatores de risco

Sem dúvida, os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 50 anos. No entanto, homens que possuem familiares de primeiro grau com histórico da doença devem começar a acompanhar a saúde da próstata aos 45 anos.

Além disso, o risco é maior entre pacientes negros, obesos, fumantes ou que consomem álcool em excesso.

Já uma rotina alimentar rica em gordura, especialmente a de origem animal, e deficiente em legumes, frutas e verduras também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata.

Diagnóstico

O urologista acompanha a saúde da próstata através do toque retal e da dosagem do PSA. São esses exames que indicam a necessidade de realizar a biópsia e outras avaliações laboratoriais para diagnosticar o câncer de próstata. Os mais comuns são o ultrassom transretal e a cintilografia óssea.

Logo, uma análise complementa a outra a fim de determinar qual o tratamento adequado de acordo com o quadro do paciente.

Tratamento

O tratamento leva em conta o tamanho e a classificação do tumor, bem como a idade do paciente. Por exemplo, homens idosos que ainda não apresentam um estágio avançado da doença geralmente são direcionados a um cuidado menos invasivo.

Nos demais casos, os tipos de tratamento mais comuns são:

▪ Remoção cirúrgica da próstata;

▪ Radioterapia;

▪ Hormonoterapia;

▪ Medicamentos orais.

Tipos de câncer de próstata

Os adenocarcinomas são os tumores mais comuns quando se trata de câncer de próstata. Ademais, são classificados como de baixo grau, grau intermediário e alto grau. Neste último caso, as células possuem um alto índice de proliferação.

Os carcinomas de pequenas células, os linfomas e os sarcomas são tipos mais incomuns da doença. Apenas 5% dos casos são decorrentes desses últimos.

Portanto, quando se fala em câncer de próstata, a associação é feita diretamente aos adenocarcinomas.

Ainda que você saiba identificar os sintomas do câncer de próstata, não deixe de realizar exames de rotina com um urologista de confiança.

Agende uma consulta com valor acessível na Clínica Vittá. Clique aqui!

Tags:
Fale por WhatsApp