O que fazer em casos de imunidade baixa? - CLÍNICA VITTÁ

Além de deixar o organismo vulnerável, o quadro provoca indisposição. Saiba como lidar com a imunidade baixa!

Sem dúvida, gripes e resfriados são as consequências mais conhecidas da imunidade baixa. Porém, ela também provoca outros sintomas, como indisposição, queda de cabelo, unhas fracas e amigdalite. Portanto, é imprescindível buscar estratégias para melhorar o sistema imunológico, evitando o surgimento de doenças graves. Tal processo deve ser feito sob a orientação de imunologistas e clínicos gerais, por exemplo.

Confira abaixo algumas dicas para reverter a imunidade baixa!

O que é a imunidade baixa?

Antes de mais nada, a imunidade baixa diz respeito à alteração do funcionamento do sistema imunológico. Afinal, este é composto por órgãos, tecidos e células que combatem a ação de bactérias, vírus, parasitas, fungos e outros agentes patológicos. Consequentemente, quando eles não conseguem desempenhar bem seus papéis, o organismo fica mais suscetível a problemas.

Isso pode acontecer quando a pessoa:

É sedentária;

Ingere alimentos processados em grande quantidade;

Fuma;

Consome bebidas alcoólicas excessivamente;

Não dorme bem;

Possui doenças que causam imunidade baixa, como diabetes e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana);

Vivencia situações de estresse em sua rotina;

Realiza tratamentos com corticoides, imunossupressores, bem como precisa se submeter à quimioterapia.

Sintomas do problema

Com toda a certeza, os pacientes com imunidade baixa apresentam doenças com frequência. Só para ilustrar, infecções, herpes labial e genital, amigdalite e otites são problemas recorrentes.

Ao mesmo tempo, é possível detectar outros sinais:

Diarreia com longa duração;

Dificuldade de cicatrização;

Fraqueza;

Abcesso;

Náuseas e vômitos;

Pele com manchas vermelhas ou brancas;

Febres e calafrios.

Como lidar com a imunidade baixa?

Ao presenciar os sintomas acima, é necessário buscar a ajuda de clínicos gerais ou imunologistas para reverter a situação. Entre as medidas mais indicadas por eles estão:

Melhorar a dieta alimentar

Inegavelmente, a reeducação alimentar é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico. Nesse sentido, além de evitar alimentos processados, vale priorizar o consumo de vegetais verde-escuros, frutas ricas em vitamina C e opções com ômega 3, como sardinha, atum e salmão.

Praticar exercícios físicos

Por outro lado, sair do sedentarismo contribui para uma comunicação eficiente entre os sistemas endócrino, imunológico e nervoso. Dessa forma, alguns problemas que poderiam levar à imunidade baixa são evitados, como as doenças cardiovasculares.

Tomar sol

Outra estratégia simples tem a ver com os banhos de sol diários. Afinal, eles são essenciais para promover a absorção de vitamina D pelo organismo. Além de fortalecer a estrutura óssea, o hábito aumenta as defesas do sistema imunológico.

Ter cuidado com o consumo de medicamentos

Certamente, ingerir remédios em excesso e sem prescrição médica acarreta diversas complicações ao corpo. Entre elas, está o aumento da resistência de determinadas bactérias

Dormir bem

Por fim, uma boa noite de sono regulariza a produção de hormônios que geram equilíbrio ao corpo. Inclusive, esse descanso é fundamental para evitar o acúmulo de estresse, uma das causas de imunidade baixa. Logo, dormir uma média de 8 horas por dia precisa ser uma prioridade.

Precisa confirmar se a sua imunidade está baixa? Agende uma consulta com os clínicos gerais da Clínica Vittá por um valor acessível.

Acompanhe nosso perfil no Instagram!

Tags:
Fale por WhatsApp