O que pode provocar sangramento no nariz? - CLÍNICA VITTÁ

A situação é bastante comum e não apresenta riscos em boa parte dos casos. Conheça os principais motivos para ocorrer sangramento no nariz!

O sangramento no nariz acomete pessoas de todas as idades. A facilidade para tal ocorrência está relacionada ao fato de que os vasos sanguíneos da região ficam próximos à superfície do nariz. Normalmente, o problema se resolve sozinho. Porém, caso apresente uma duração superior a 30 minutos ou haja dificuldade para respirar, o(a) paciente deve buscar atendimento médico.

A seguir, conheça as principais causas para a ocorrência de sangramento no nariz!

Tipos de sangramento nasal

Primeiramente, é relevante compreender que existem dois tipos de sangramento no nariz:

▪ Hemorragia nasal anterior - acontece com o rompimento de algum vaso sanguíneo localizado na parte dianteira do nariz, a qual é mais sensível. Por isso, é o tipo mais comum;

▪ Hemorragia nasal posterior - envolve os vasos sanguíneos da parte posterior do nariz. Apesar de ser raro, esse sangramento é severo e exige a revisão de um(a) otorrinolaringologista.

Principais motivos para a ocorrência de sangramento no nariz

Certamente, algumas causas, como pancadas, são mais evidentes que aquelas que podem ser consequentes de alguma doença ou lesão imperceptível.

Só para ilustrar, a mera alteração na qualidade do ar é capaz de provocar danos nas membranas provocando hemorragias.

Inflamações

Pacientes que possuem rinite ou sinusite, por exemplo, podem sofrer sangramento nasal quando há inflamação da mucosa ou alteração de quantidade e tipo de secreção. Aliás, no pico das crises a pessoa tende a limpar o nariz com mais frequência, o que também pode provocar a hemorragia.

Traumas

Sem dúvida, fortes pancadas na área acarretam lesões que podem ser facilmente percebidas quando há quebra de cartilagens ou ossos. Afinal, além do sangramento no nariz, também há manifestação de sintomas como:

▪ Manchas roxas ao redor dos olhos;

▪ Sensibilidade ao toque;

▪ Dificuldade para respirar;

▪ Dor e inchaço.

Com toda a certeza, a ajuda médica deve ser procurada com o intuito de aliviar as dores com medicação apropriada, bem como realizar cirurgia para promover o realinhamento dos ossos.

Nível baixo de plaquetas

Alguns fatores como uso de alguns remédios, infecções virais, doenças autoimunes, deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, alterações na medula óssea, entre outros, podem reduzir o nível de plaquetas no sangue.

Consequentemente, há uma probabilidade maior de acontecer sangramento no nariz, porque o sangue não consegue coagular como deveria. Nesse sentido, a pessoa deve buscar um acompanhamento com bons clínicos gerais ou hematologistas.

Corpo estranho introduzido no nariz

Inegavelmente, essa situação é bastante comum entre crianças. Quando pequenos pedaços de alimentos, brinquedos e outros objetos são introduzidos na narina, a hemorragia não demora a acontecer.

Uma pinça pode auxiliar na remoção desse corpo estranho. No entanto, é mais seguro levar a criança ao hospital, porque se esse procedimento não for feito corretamente, é possível que o quadro se agrave.

Pessoas idosas

O sangramento no nariz também pode ser decorrente de doenças crônicas comuns em pessoas idosas. Logo, há uma ruptura de artérias maiores localizadas na região interna que levam à hemorragia nasal posterior.

Como mencionado anteriormente, a gravidade desse tipo de sangramento é alta, o que pode exigir um tamponamento nasal e até mesmo uma cirurgia.

Se você possui sangramento nasal frequente, não deixe de procurar a ajuda de nossos otorrinolaringologistas. Na Clínica Vittá, você consegue agendar consultas por um valor super acessível!

Li e aceito as políticas de privacidade.