logo

Julho Amarelo: entenda o que são as hepatites virais

Julho Amarelo: entenda o que são as hepatites virais

A campanha visa promover conscientização sobre essas inflamações que atingem o fígado. Aprenda sobre prevenção com o Julho Amarelo! 

 

O que é o Julho Amarelo? 

Primeiramente, o Julho Amarelo trata-se de uma campanha de conscientização instituída pela Lei nº 13.802/2019. Seu intuito é alertar a população sobre as hepatites virais, que representam um sério problema de saúde pública em todo o mundo.  

Dessa maneira, durante o mês são divulgadas informações preventivas, ações de vigilância e estratégias de controle para essas doenças. 

 

O que são as hepatites virais? 

Antes de mais nada, uma hepatite viral se posiciona como uma inflamação no fígado. Visto que a doença tende a ser silenciosa no início, os pacientes sentem a existência de algum problema somente após alguma complicação. 

Por isso, é imprescindível realizar um check-up básico regularmente com o intuito de detectar a doença em tempo hábil para um tratamento eficiente. 

Conforme muito se fala durante o Julho Amarelo, as hepatites virais podem ser classificadas em: 

 

  • ✔ Hepatite A – a mais comum, é provocada pelo vírus HAV (ou vírus A), presente em ambientes com más condições de saneamento. Seus sintomas se agravam quanto maior a faixa etária da pessoa, e costuma ser um quadro benigno; 

  • ✔ Hepatite B – causado pelo vírus HBV (ou B), ocupa a segunda posição dos casos de hepatites virais. É transmitida através de contato sexual e sanguíneo; 

  • ✔ Hepatite C – seu agente, vírus HCV, pode levar a um quadro agudo ou crônico. Inclusive, esse tipo é o principal responsável pelos transplantes de fígado. Ao mesmo tempo, classifica-se como o mais recorrente no Brasil. Sua principal via de transmissão ocorre pelo sangue, e pode gerar cirrose, câncer de fígado e até mesmo o óbito; 

  • ✔ Hepatite D - também conhecida como hepatite Delta, acontece pela transmissão do vírus HDV. Porém, só acomete pessoas previamente infectadas pelo tipo B; 

  • ✔ Hepatite E – por fim, esta é provocada pelo vírus HEV por meio de contaminação fecal-oral. Apesar de ser autolimitada e breve, pode ser grave em gestantes. 

 

Como prevenir as hepatites virais? 

Inegavelmente, a melhor forma de prevenção contra as hepatites A, B e, consequentemente, a D, é a vacina. Por outro lado, além de vacinação, o tipo B pode ser evitado com o uso de preservativos durante as relações sexuais. 

Já em relação à hepatite C, é imprescindível dispensar o compartilhamento de seringas e agulhas, bem como: utilizar objetos de manicure somente esterilizados; não aceitar a reutilização de materiais durante uma sessão de tatuagem; evitar a realização de hemodiálise, cirurgias e transfusões em locais que não obedeçam às exigências de biossegurança. 

Além disso, tanto a hepatite A quanto a E podem ser evitadas ao: 

 

  • ✔ Lavar as mãos com frequência; 

  • ✔ Cozinhar bastante os alimentos antes de consumi-los; 

  • ✔ Higienizar frutas, verduras e legumes com água tratada, clorada ou fervida; 

  • ✔ Recorrer sempre a instalações sanitárias para urinar e defecar; 

  • ✔ Não tomar banho ou usar água de riachos e outras formações de água perto de esgotos. 

 

Principais sintomas 

Em boa parte dos casos, as hepatites virais não manifestam sintomas por um longo período, especificamente os tipos B e C. Dores de cabeça, febre, cansaço e mal-estar podem ser presenciados nas hepatites A e D. 

Já durante a infecção pela E, a pessoa pode manifestar, além dos sinais mencionados acima, enjoo, vômitos, icterícia, diarreia, dor abdominal ou prisão de ventre entre 2 e 6 semanas. 

 

Aproveite o Julho Amarelo para realizar seus exames preventivos com os infectologistas da Clínica Vittá Anápolis. 

 

Agende um horário em nosso sistema! 

 

Visite nosso perfil no Instagram. 

Agendamento Online
Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.