logo

Exames para cirurgia plástica: como deve ser o pré-operatório?

Exames para cirurgia plástica: como deve ser o pré-operatório?

A saúde precisa ser investigada para evitar complicações durante o procedimento. Veja quais são os exames para cirurgia plástica mais pedidos!  

 

Qual a importância dos exames pré-operatórios? 

Com toda a certeza, é indispensável analisar o estado de saúde dos pacientes através de exames para cirurgia plástica. Dessa maneira, oespecialistas responsáveis pela intervenção evitam problemas tanto durante o procedimento quanto no pós-operatório. 

São essas informações que guiam os profissionais envolvidos, inclusive ao que diz respeito à administração de anestesia. 

Ao mesmo tempo, instabilidades de saúde são detectadas pelas análises fazendo com que a cirurgia seja contraindicada ou adiada. 

Confira a seguir quais são os principais exames para cirurgia plástica! 

a 

Exame de sangue 

Sem dúvida, as análises de sangue são importantes para avaliar o estado de saúde em geral a partir dos níveis de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. 

Logo, são solicitados: 

 

▪ Hemograma; 

▪ Coagulograma; 

▪ Glicemia em jejum; 

▪ Hemograma; 

▪ Dosagem de anticorpos; 

▪ Dosagem de creatina e ureia no sangue. 

 

Só para ilustrar, o coagulograma avalia a capacidade de coagulação do(a) paciente, o que auxilia a prever sangramentos de alto risco durante a intervenção. 

A glicemia em jejum previne riscos associados, especialmente, à anestesia, assim como detecta índices altos de glicose que podem facilitar o surgimento de infecções. 

Também é válido mencionar que a dosagem de anticorpos, como IgE total e IgE específica para látex, investiga alergias e condições do sistema imunológico. 

 

Exame de urina 

Por outro lado, entre os exames para cirurgia plástica mais importantes está o de urina. Afinal, ele verifica a presença de alterações nos rins e no fígado, bem como infecções. 

Odor, cor, células epiteliais, hemácias, leucócitos, pH, densidade e proteínas são alguns dos fatores observados através desse exame. 

 

Exames de imagem 

Já os exames de imagem variam de acordo com a cirurgia a ser realizada. Por exemplo, procedimentos que envolvem as mamas exigem ultrassonografia e mamografia. 

Ademais, para a rinoplastia é importante analisar os seios da face através da tomografia. Com os resultados desse exame em mãos, o cirurgião plástico consegue decidir o tipo de intervenção adequado. 

É possível que a ressonância magnética também seja solicitada com o intuito de checar a existência de tumores ou aneurismas. 

Por fim, o raio-X torácico permite uma excelente visualização de órgãos como os pulmões e o coração. São feitos com mais frequência em pacientes acima de 50 anos, fumantes ou que tenham relatado problemas respiratórios durante a anamnese. 

 

Exames cardíacos 

Todos os candidatos à cirurgia plástica devem se submeter a exames cardíacos. O eletrocardiograma se posiciona como um dos mais pedidos pelos médicos, porque avalia a atividade elétrica do coração. Isso significa que a velocidade, o ritmo e a quantidade de batidas do órgão são informações detectadas que permitem o acompanhamento de anormalidades. 

No entanto, muitos especialistas também recomendam o teste ergométrico, bastante conhecido como teste de esteira. 

 

Na Clínica Vittá, você encontra cirurgiões plásticos altamente capacitados para realizar o seu sonho. 

 

Além de consultas, é possível realizar os exames para cirurgia plástica num só lugar! 

Agendamento Online
Clique para Ligar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.