A saúde precisa ser investigada para evitar complicações durante o procedimento. Veja quais são os exames para cirurgia plástica mais pedidos!
Qual a importância dos exames pré-operatórios?
Com toda a certeza, é indispensável analisar o estado de saúde dos pacientes através de exames para cirurgia plástica. Dessa maneira, os especialistas responsáveis pela intervenção evitam problemas tanto durante o procedimento quanto no pós-operatório.
São essas informações que guiam os profissionais envolvidos, inclusive ao que diz respeito à administração de anestesia.
Ao mesmo tempo, instabilidades de saúde são detectadas pelas análises fazendo com que a cirurgia seja contraindicada ou adiada.
Confira a seguir quais são os principais exames para cirurgia plástica!
a
Exame de sangue
Sem dúvida, as análises de sangue são importantes para avaliar o estado de saúde em geral a partir dos níveis de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.
Logo, são solicitados:
▪ Hemograma;
▪ Coagulograma;
▪ Glicemia em jejum;
▪ Hemograma;
▪ Dosagem de anticorpos;
▪ Dosagem de creatina e ureia no sangue.
Só para ilustrar, o coagulograma avalia a capacidade de coagulação do(a) paciente, o que auxilia a prever sangramentos de alto risco durante a intervenção.
A glicemia em jejum previne riscos associados, especialmente, à anestesia, assim como detecta índices altos de glicose que podem facilitar o surgimento de infecções.
Também é válido mencionar que a dosagem de anticorpos, como IgE total e IgE específica para látex, investiga alergias e condições do sistema imunológico.
Exame de urina
Por outro lado, entre os exames para cirurgia plástica mais importantes está o de urina. Afinal, ele verifica a presença de alterações nos rins e no fígado, bem como infecções.
Odor, cor, células epiteliais, hemácias, leucócitos, pH, densidade e proteínas são alguns dos fatores observados através desse exame.
Exames de imagem
Já os exames de imagem variam de acordo com a cirurgia a ser realizada. Por exemplo, procedimentos que envolvem as mamas exigem ultrassonografia e mamografia.
Ademais, para a rinoplastia é importante analisar os seios da face através da tomografia. Com os resultados desse exame em mãos, o cirurgião plástico consegue decidir o tipo de intervenção adequado.
É possível que a ressonância magnética também seja solicitada com o intuito de checar a existência de tumores ou aneurismas.
Por fim, o raio-X torácico permite uma excelente visualização de órgãos como os pulmões e o coração. São feitos com mais frequência em pacientes acima de 50 anos, fumantes ou que tenham relatado problemas respiratórios durante a anamnese.
Exames cardíacos
Todos os candidatos à cirurgia plástica devem se submeter a exames cardíacos. O eletrocardiograma se posiciona como um dos mais pedidos pelos médicos, porque avalia a atividade elétrica do coração. Isso significa que a velocidade, o ritmo e a quantidade de batidas do órgão são informações detectadas que permitem o acompanhamento de anormalidades.
No entanto, muitos especialistas também recomendam o teste ergométrico, bastante conhecido como teste de esteira.
Na Clínica Vittá, você encontra cirurgiões plásticos altamente capacitados para realizar o seu sonho.
Além de consultas, é possível realizar os exames para cirurgia plástica num só lugar!