Aprenda a reconhecer os sintomas da hérnia de hiato

Apesar de as causas da doença não serem totalmente esclarecidas, há tratamentos eficazes contra os sintomas. Saiba mais sobre a hérnia de hiato!

Hérnia de hiato é uma doença caracterizada pela projeção de parte do estômago para o interior do tórax através do diafragma. Portanto, uma pequena estrutura se forma nessa região, a qual deveria permitir apenas a passagem do esôfago. Os sintomas costumam aparecer logo após as refeições. Confira os sinais da hérnia de hiato a seguir!

POSSÍVEIS CAUSAS

Apesar de não haver explicação científica comprovada para o surgimento da hérnia de hiato num organismo, os cientistas atribuem o envelhecimento (especificamente em adultos acima de 50 anos), a obesidade e o tabagismo como principais fatores de risco. Ademais, o excesso de atividades físicas que exigem o uso de peso também pode ter relação com o problema. Portanto, há uma alta probabilidade de a formação da hérnia decorrer de uma pressão exacerbada sobre o estômago.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE HIATO

Antes de mais nada, é válido mencionar que parte significativa dos pacientes não desenvolve sintomas. Quando estes ocorrem, costumam se manifestar como indigestão refluxo gastroesofágico.

Por outro lado, quando a hérnia é grande, os pacientes presenciam:

▪ Fadiga;

▪ Dificuldade para engolir;

▪ Dor no peito;

▪ Arrotos frequentes;

▪ Sensação de estômago cheio após ingerir comida;

▪ Azia;

▪ Mau hálito.

Ademais, a hérnia paraesofágica, que é um quadro mais grave, pode provocar o estrangulamento de uma parte do estômago levando ao inchaço e à eructação, uma vez que a circulação sanguínea é prejudicada. Por isso, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente.

QUAL MÉDICO PROCURAR?

Sem dúvida, ao presenciar os sintomas, ainda que leves, a pessoa deve consultar um gastroenterologista. Na ocasião, é importante relatar quando percebeu os primeiros incômodos, assim como a duração e intensidade dos mesmos. Exames como o raio-x do trato digestivo e a endoscopia contribuem para o diagnóstico da hérnia de hiato.

TRATAMENTO

A fim de eliminar o refluxo, os médicos costumam prescrever medicamentos que reduzem a produção de ácidos no estômago. Além disso, são dadas orientações como evitar o consumo de bebidas alcóolicas, cessar o tabagismo, emagrecer, reduzir o volume das refeições e posicionar a cabeça de forma mais elevada durante o sono.

Ao mesmo tempo, o(a) paciente necessita diminuir o consumo de alimentos condimentados e gordurosos, bem como evitar a combinação de líquidos com as principais refeições.

Por fim, quando os sintomas são graves devido à presença de uma hérnia grande, pode haver indicação cirúrgica. Esta é feita através da laparoscopia, um procedimento que, apesar de ser minimamente invasivo, exige um período de aproximadamente 2 meses para a recuperação total.

Caso o tratamento não seja feito conforme a orientação médica, o(a) paciente pode sofrer aspiração pulmonar, sangramento lento, anemia e obstrução da hérnia (mencionada anteriormente como hérnia paraesofágica).

Na Clínica Vittá, você encontra excelentes gastroenterologistas e ainda pode realizar os exames com preços acessíveis para diagnosticar a hérnia de hiato.

Agende uma consulta sem sair de casa!

Li e aceito as políticas de privacidade.